Cidades

Ex-secretário estadual de Saúde do Rio morre por complicações da Covid-19

Carlos Alberto Chaves ficou à frente da pasta estadual de setembro de 2020 a maio deste ano. Foto: Marcelo Tavares

O ex-secretário estadual de saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, morreu, nesta sexta-feira (20), em decorrência de complicações da Covid-19. Chaves foi o quarto gestor da saúde do Estado a chefiar durante a pandemia. Ele estava internado no hospital militar Marcílio Dias, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio.

O ex-chefe da pasta ficou no cargo por oito meses e foi substituído pelo atual secretário Alexandre Chieppe. Chaves havia anunciado que testou positivo no mês passado, mas estava com sintomas leves.

Luto

O governador Cláudio Castro (PL) decretou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do médico e ex-profissional da pasta e classificou Chaves como incansável na luta para distribuir as vacinas aos municípios.

"Incansável na luta por salvar vidas no meio desta pandemia. Assim foi a passagem do médico Carlos Albertos Chaves à frente da Secretaria de Saúde. Por isso, hoje [sexta] é um dia extremamente triste, não só para familiares e amigos, mas para toda a população do estado do Rio de Janeiro, que se despede de um dos homens que mais lutou pela chegada e distribuição da vacina. Inteligente, direto e extremamente humano em suas relações, Dr. Chaves foi um dos principais responsáveis pela elaboração da exitosa logística de entrega dos imunizantes aos 92 municípios. Exercendo o papel de líder e com a grande sensibilidade que tinha, por muitas vezes conduziu pessoalmente as aeronaves para agilizar a entrega das vacinas ao interior", diz o texto.

< Prefeitura de Niterói tenta resgatar alunos após evasão escolar Libertadores e Sul-Americana devem virar Copas do Brasil. E isso é ótimo <